Participe!

Participe!

Pois é escritores, estou de volta com um novo post no manual para escritores iniciantes. A palavra chave aqui é  participação.

Mas antes, uns poucos esclarecimentos acerca do Manual do Escritor Iniciante.

Diferentemente do que você encontrará pela internet, não darei dicas de como escrever, escrever melhor, melhorar sua técnica de escrita e nem nada do tipo. Isso tem aos montes por aí, basta pesquisar no Google que você encontrará tais ensinamentos.

Um resumo do que você encontrará é este: leia, leia mais e depois que ler muito, mas muito mesmo, você estará apto a engatinhar no mundo da escrita. Para ser um escritor você deve, antes de tudo, ser um bom leitor.

Como eu disse, são coisas básicas que você já deve saber e não ficarei batendo nesta tecla.

Esse manual consiste na minha própria experiência como escritor iniciante. Ou seja, feito por uma pessoa que também está começando a trilhar esse caminho, um par igual a você.

Então, vamos ao que interessa. Vamos aprender sobre a importância da participação em nossa Vida de Escritor.

Há um tempo, quando eu voltava do trabalho, tive a ideia de escrever um conto rápido. Lá estava eu, morrendo de fome, quando me veio a inspiração, cheguei a postar sobre isso aqui no blog (para ver o post clique aqui no Fast Tale).

Mandei o conto para o Concurso de Contos do Alétheia, do site Na Ponta do Lápis, e continuei escrevendo outros contos, participando de outros concursos. Descobri que em uns você pode até ganhar uma boa grana, além de uma exposição positiva no cenário nacional. Um exemplo em o concurso Paulo Leminski, clique e confira.

Semana passada saiu o resultado da antologia, e tive a honra de estar entre os selecionados (para ver todos os selecionados clique aqui: Selecionados para o Concurso Alétheia). Fiquei feliz também por ver o nome da minha amiga Isie Fernandes na lista. Ela é uma escritora muito boa e tem um futuro brilhante pela frente.

Dê uma espiada na capa da antologia:

Assim, participe de todas as oportunidades que se apresentarem a você. Concursos, seleções, foruns, orkut, twitter etc.

Há muito espaço para divulgar seu trabalho na internet. Não deixe nada passar. Cada nova experiência, cada novo contato, tudo ajuda na construção do escritor que seremos.

Sem falar que são ótimas oportunidades de se avaliar, de saber se você está indo pelo caminho certo e de poder conhecer a opinião dos outros sobre o que você anda escrevendo.

Se ainda não tem, crie um twitter, um orkut ou uma conta em qualquer outro meio de comunicação social existente por aí, e divulgue os seus escritos. Você pode até mesmo criar um blog, assim como eu fiz. É simples, fácil e não custa nada.

Participação é a chave para se conhecer novos escritores e ter acesso a outros pontos de vista.

Assim, participe sempre. Mostre ao mundo o que você tem a dizer!

Thiago Pereira Neves, 07 de agosto de 2010.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Manual do Escritor

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Participe!”


  1. Aleluiaa..

    FAzia mtoooo tempo mesmo, né Amor?!

    Então.. adorei a sua dica..
    daki uns dias até eu vou tá escrevendo.. ahsduahsdu

    Te aMO!

    E num some nãoo..

  2. Anne Caroline Soares Says:

    Achei agora o seu blog, e gostei muito. Parabéns! Estou a iniciar-me na escrita, mas optei pela infantil. Tenho um livro pequenino, engraçado e didactico p editar. Estou na luta há anos. Tive propostas, mas as editoras cobram.
    Estou na luta…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: